segunda-feira, 19 de outubro de 2015

19/10/2015 19h02 - Atualizado em 19/10/2015 19h02

Em parceria com Portugal, Osid terá faculdade de medicina em Salvador

Governo do estado diz que Universidade do Porto aprovou implantação. 
Superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce diz unidade não terá custos.

Do G1 BA
Unidade pode atender até quatro mil pacientes por mês  (Foto: Divulgação / Osid)Unidade de Oncologia da Osid, em Salvador (Foto: Divulgação / Osid)
O conselho da Universidade do Porto, em Portugal, aprovou a implantação da Faculdade de Medicina nas Obras Sociais Irmãs Dulce (Osid), em Salvador. A informação foi divulgada pelo governo do estado após o retorno de Rui Costa de viagem de 14 dias por países da Europa, que teve como o principal foco a captação de empresas produtoras de medicamentos e equipamentos na área de saúde. O governador voltou à Bahia no sábado (17).
De acordo com o governo, Rui Costa se encontrou na sexta-feira (16) com o ministro da Seguridade Social de Portugal, Agostinho Branquinho, e o presidente da Confederação Internacional das Misericórdias (CIM), Manuel Lemos, que informaram sobre a decisão do conselho da Universidade do Porto. A instituição de ensino deve ser a mantenedora da Faculdade de Medicina.
O governo do estado acrescenta que a superintendente da Osid, Maria Rita Pontes, deve ir para Portugal em novembro deste ano assinar o acordo com a Univerisidade do Porto. 
Em entrevista ao G1, Maria Rita Pontes afirmou que implantação da Faculdade de Medicina da Osid não deve trazer custos à instituição. “Em momento algum haverá custos para as Obras Sociais de Irmã Dulce. Não temos intenção de gastar. Vamos buscar maneiras de viabilizar, seja pelo governo, pela universidade ou por patrocínio”, contou.
Maria Rita Pontes esclareceu que o projeto é antigo. “O projeto está em fase embrionária, na fase política estratégica. Houve vontade desde 2013, na gestão de Jaques Wagner. Na última sexta, em reunião do conselho da Osid, foi aprovada a assinatura do protocolo de intenções para intercâmbio entre a Universidade do Porto e os médicos da Osid e também um curso de pós-graduação para os médicos da Osid”, detalhou. Não há data prevista para implantação da faculdade, como também informações sobre o local de instalação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário