quarta-feira, 15 de julho de 2015

ARAÇATUBA: Faculdade de medicina oferecerá sete bolsas integrais por ano







 Poletto (esq.) e André Ornellas destacam que instituição buscou experiência em outros centros


O primeiro curso de medicina em Araçatuba reservará sete bolsas integrais para cada ano, até chegar a 42 em 2021 — ano previsto para a formatura da primeira turma. A informação foi confirmada na terça-feira (14) por André Ornellas, pró-reitor do Unisalesiano (Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium), instituição que venceu disputa contra outros cinco estabelecimentos de ensino superior para administrar a faculdade no município.

  O curso, previsto para começar em janeiro de 2016, destinará 20% das suas 65 vagas anuais a alunos bolsistas. As oportunidades são pelo Programa de Apoio Financeiro, da faculdade, e o Prouni (Programa Universidade Para Todos), do governo federal. No caso do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), o número de vagas será estabelecido quando o curso iniciar as atividades. O valor da mensalidade é R$ 5.950,00. 

  “No futuro, a instituição poderá dividir a quantidade de bolsas em integrais e parciais (50%)”, ponderou Ornellas, ao falar da divisão anual do benefício. Os interessados em conquistar a bolsa devem respeitar os mesmos critérios do Prouni: ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e possuir renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. 

  No caso do programa do Unisalesiano, a bolsa integral será concedida ao aluno que não tiver nenhum diploma de curso superior e cuja renda familiar per capita mensal não ultrapassar R$ 1.182, valor hoje correspondente a um salário mínimo e meio. “A instituição possui duas assistentes sociais que fazem visitas a fim de comprovar a situação socioeconômica da família”, explicou o pró-reitor.

DEMANDA
Ornellas e o coordenador do curso de medicina, o cirurgião oncológico Antônio Poletto, explicaram que as 65 vagas foram abertas em consonância ao número de leitos e de UBSs (Unidades Básicas de Saúde) que o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece em Araçatuba. Essa diretriz consta na lei do programa Mais Médicos, que contemplou a abertura de cursos de medicina em 36 municípios brasileiros, sendo Araçatuba um deles. 

O curso será dividido em três períodos: nos primeiros dois anos, o foco será a integração entre a área básica e a clínica; nos dois anos intermediários, a continuação do sistema de ensino interdisciplinar; e nos últimos dois, conhecidos como internato, período em que o aluno frequenta as UBSs e também os hospitais. 

“Desde o primeiro ano, eles já têm contato com pacientes, frequentando esses locais e desenvolvendo métodos de autoaprendizagem”, frisou o coordenador, ao definir o perfil dos alunos da instituição com a frase do fundador do Salesiano, Giovane Bosco: “bons cristãos, honestos cidadãos e profissionais competentes”.

Fonte: Folha da Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog