domingo, 28 de setembro de 2014
Estudantes de São Paulo embarcam no dia 30 para cursar medicina na Rússia
Fonte/Autoria.: Tayane Scott
Cinco estudantes de diferentes partes do estado viajam para Kursk; Mais Médicos está entre as metas do grupo
No próximo dia 30 de setembro, data em que a anestesia foi aplicada pela primeira vez no mundo, cinco alunos do estado de São Paulo, com idades entre 18 anos a 28 anos, estarão no saguão de embarque do Aeroporto de Guarulhos de malas prontas aguardando o avião que os levará para Rússia, onde começarão uma nova vida como estudantes de medicina.
“Eu estava com a ideia de estudar fora há muito tempo, estava vendo outros países, como Portugal e Espanha, mais com o custo e a crises, acabei optando pela Rússia mesmo. Além disso, sempre sonhei em ser médica. Tenho um amor por essa profissão, gosto de estar ao lado das pessoas e ajudar e fazer a diferença, apoiar e amparar quando necessário”, diz Isadora de Paula Teodoro, 28 anos.
A aluna, natural de São Paulo (SP), viaja em companhia de Emanuella Ramos Lobo de Melo, 19, de Guarulhos, Guilherme Afonso Scarlatti Soalheiro, 19, de São Sebastião, Murilo Nakano Verderramos Pinheiro, 26, de Santo Anastácio, e a também paulistana Rebekka Christina Abate de Oliveira Cunha, 17. Junto com eles também embarcam para Kursk mais quatorze estudantes de medicina, todos brasileiros.
Entre os motivos que o grupo levou em conta ao estudar na Rússia estão a relação custo-benefício de ensino, bem mais em conta do que no Brasil, e a oportunidade de ter acesso a um dos melhores sistemas educacionais de medicina, com turmas de, no máximo, 12 alunos.
“Minhas expectativas são as melhores possíveis, estou bem animado para começar o curso e realizar o meu sonho. Antes eu estava prestando medicina no Brasil, mas sempre como aqui é caro decidi ir para Rússia. Lá o ensino é rígido e os professores são bons. As salas possuem no máximo dez alunos, achei isso bem interessante”, afirma o estudante Murilo.
Ao se formar ele e os demais alunos terão chance de participar do programa do governo “Mais Médicos”, que seleciona profissionais para atuar em cidades carentes do Brasil – dos 11 alunos formados em medicina na Rússia, todos conseguiram vaga no programa, sendo que dois desses estudantes passaram no Revalida, sistema de revalidação de diplomas médicos, em sua primeira tentativa.
O valor dos cursos na Rússia é baixo devido à política de incentivo a estudantes estrangeiros adotada pelo governo do país. Em média, cada aluno desembolsa entre R$ 7.000 e R$ 12 mil por ano em despesas entre curso e moradia – valor muito inferior ao das universidades particulares no Brasil. A duração da graduação é de seis anos, e o aluno tem direito a seguro médico, tutoria acadêmica e moradia universitária. Desde 2005, a Aliança Russa é representante oficial das principais universidades russas no Brasil.
Sobre a universidade
A Universidade de Kursk fica a cerca de 500 quilômetros da capital, Moscou. Kursk é uma cidade de custo de vida baixo, e esse é um dos principais motivos que os estudantes estrangeiros têm procurado a instituição para conseguir um diploma médico europeu. Atualmente, mais de 350 alunos brasileiros estão matriculados.
Estudo reconhecido
A Aliança Russa é representante oficial das principais universidades russas no Brasil desde 2005. Seu trabalho consiste na seleção dos candidatos, no processo de orientação da faculdade, no recolhimento da documentação necessária para permanência legal do estudante na Rússia, na obtenção da vaga, inscrição na universidade e na assessoria durante a viagem até a chegada do estudante ao seu local de destino.
Ao voltar para o Brasil, o estudante submete o diploma adquirido ao processo de reconhecimento em uma universidade brasileira, um procedimento padrão para qualquer brasileiro que faça graduação em centros de ensino estrangeiros. Desde 2010, o chamado Diploma Único de Estudos Superiores da Europa, do qual a Rússia faz parte, passou a valer conforme o Tratado de Bolonha. Seu objetivo é facilitar a mobilidade dos estudantes e profissionais do ensino superior da Europa.
Serviço:
Aliança Russa de Ensino Superior
Edif. Prime Office Park
Rua Adib Auada, 35, Sala 113-B
Granja Vianna – Cotia / SP
CEP: 06710-700
Telefone: (11) 4551-3836
www.aliancarussa.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2014
(111)
-
▼
setembro
(20)
- Ministro da Saúde assina em Araçatuba, na segunda ...
- Estudante é pego com ponto eletrônico em vestibula...
- Por curso de medicina, Unimep fecha parceria com o...
- Enfermeiros são mais respeitados do que políticos ...
- Mais Médicos, Mesmos Problemas
- Pesquisa mostra que Mais Médicos não prioriza Nord...
- Estudantes de São Paulo embarcam no dia 30 para cu...
- Diretor geral da FAI é nomeado membro da Comissão ...
- DETERMINAÇÃO E AJUDA DO GOVERNO LULA JOVEM CONVIDA...
- Como é o REVALIDA em outros países
- Justiça assegura exames prescritos por médicos est...
- Cuba enviará mais médicos para Libéria e Guiné
- Conselho de Ensino aprova criação do curso de Medi...
- MAIS MÉDICOS: Exame com 'Fora Dilma' ilustra guerr...
- Próteses que transformam crianças em heróis
- Reflexão
- Médicos estrangeiros realizam cirurgias cardiovasc...
- Parte do atendimento da Santa Casa poderá ser dire...
- Câmara vota proibição de médico cubano em Rio Preto
- Chineses realizam primeiro implante de vértebra co...
-
▼
setembro
(20)
Nenhum comentário:
Postar um comentário