quinta-feira, 6 de novembro de 2014
RECONHECIMENTO DE DIPLOMAS DO EXTERIOR PODE FICAR MAIS SIMPLES
RECONHECIMENTO DE DIPLOMAS DO EXTERIOR PODE FICAR MAIS SIMPLES
Os diplomas concedidos a estudantes brasileiros por instituições estrangeiras de educação superior de "reconhecida excelência acadêmica" poderão ter revalidação automática no Brasil. A medida consta do Projeto de Lei do Senado (PLS) 399/11, do senador Roberto Requião (PMDB-PR), que está tramitando na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). A matéria ainda será analisada, em decisão terminativa, pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).
O projeto inclui os diplomas de graduação, mestrado e doutorado entre os que podem vir a ter revalidação ou reconhecimento automático. E estabelece que o Poder Público divulgue periodicamente a lista de cursos e instituições que poderão vir a ser beneficiados pela medida. A proposta está sendo analisada pelo relator, senador Cristovam Buarque (PDT-DF).
Ao justificar sua proposta, o autor recorda que um número cada vez maior de brasileiros tem procurado universidades estrangeiras, para fazer cursos de graduação e de pós-graduação. Essa tendência, como observou, tende a crescer com o prometido envio de 75 mil estudantes ao exterior, dentro do programa do governo federal de estímulo à formação de novos profissionais em ciências e engenharias.
Quando retornam ao Brasil, prossegue o senador, muitas vezes os estudantes precisam enfrentar longos e caros processos de revalidação dos diplomas que obtiveram no exterior. São frequentes, como recordou, relatos de procedimentos "excessivamente caros, pouco transparentes, demorados e arbitrários". Ele apresentou seu projeto como forma de ajudar a agilizar e desburocratizar esse processo.
- Propomos que seja dado tratamento diferenciado aos diplomas de graduação, mestrado ou doutorado oriundos de cursos de instituições de ensino superior estrangeiras de indiscutível excelência acadêmica. Os graduados desses cursos, identificados e periodicamente divulgados pelo Ministério da Educação segundo critérios estabelecidos em regulamento, poderiam beneficiar-se do reconhecimento ou revalidação automática - afirma Requião.
Fonte: Marcos Magalhães / Agência Senado .
Em complemento, informamos que o INSTITUTO IDEIA; a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PÓS-GRADUADOS NO MERCOSUL - ABPÓS MERCOSUL e a ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUADOS EM INSTITUIÇÕES ESTRANGEIRAS DE ENSINO SUPERIOR - ANPGIEES, unidas nessa luta, tem mantido permanente contato com Parlamentares, enaltecendo sempre a nobre iniciativa dos mesmos e ainda no sentido de contribuírem em alguns pontos que entendem como dúbios em termos de redação do PLS 399 / 11.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2014
(111)
-
▼
novembro
(22)
- CEE aprova projeto do curso de Medicina da FAI
- Até 200 mil reais por uma vaga em Medicina.
- Revalidação de Diplomas Estrangeiros de Medicina: ...
- Médico pós-graduado tem direito de obter registro ...
- Curso de medicina de Araçatuba terá 65 vagas, afir...
- Convênio entre Universidade de Pedro Juan e Hospit...
- MG: médica da PBH obtém direito a progressão na ca...
- Projeto facilita exercício da medicina no Brasil p...
- Embaixador em Cuba confirma que Brasil quer mais m...
- MAIS MÉDICOS: Intercambistas do Mais Médicos devem...
- Universidade de Medicina no Paraguay tem 75% de ap...
- MOBILIDADE ACADÊMICA NO MERCOSUL É DISCUTIDA EM BR...
- RECONHECIMENTO DE DIPLOMAS DO EXTERIOR PODE FICAR ...
- Deputado Reseli Matos quer Revalidação Automática ...
- CFM: TERMO DE ATESTO "Portaria GMC n.º 734/2014''
- PT rebate pressão pelo fim do Programa Mais Médicos
- Medicina em risco: quando a raposa quer cuidar do ...
- CFM: Médicos do Mercosul terão de revalidar seus d...
- Portaria n.734 de 2 de maio de 2014
- Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai discutem reg...
- Por que o diploma de bacharel em medicina é um pro...
- Médico ou Bacharel em medicina?
-
▼
novembro
(22)
Nenhum comentário:
Postar um comentário