sábado, 22 de agosto de 2015

Dilma diz que dinheiro do Fies não estava sendo bem gasto com faculdades privadas

PUBLICADO EM 21/08/2015 ÀS 21:13 POR  EM NOTÍCIAS
Na entrevista que deu à à Rádio Grande Rio, em Petrolina, Dilma comentou ainda as mudanças no Fies, que tanta polêmica causou no começo do ano, com a trava dada, nas inscrições.
“Eu queria explicar uma coisa sobre o Fies. Qual é a história do Fies? Nós tivemos que fazer uma modificação no Fies. Por quê? Não é concebível que a gente financie um estudante que teve zero em português. Não é correto com o dinheiro público esse subsídio imenso para uma pessoa que não se esforçou e teve zero em português. Não é correto que a gente deixe para as escolas privadas o valor da prestação que o estudante tem que pagar na escola. Porque se nós fizermos isso, a escola vai cobrar hoje muito do governo federal, porque nós é que estamos pagando a primeira parte. Mas depois, quando o estudante tiver que retornar e pagar para nós, ele vai estar pagando uma mensalidade fora de proporção. Então, nós fizemos, sim, uma modificação, uma pequena reforma no Fies.
“Mas foi para assegurar que o dinheiro fosse bem gasto, que o dinheiro fosse para beneficiar todos aqueles que querem estudar em faculdades privadas e serem financiados. O Fies, ele impacta as universidades federais da mesma forma que a disponibilidade de cursos no setor privado impacta. Porque o aluno, primeiro, tenta ir para universidade”.
Nós temos o Enem. O Enem seleciona no Brasil inteiro e vem selecionando cada vez mais. E vem aumentando o número de vagas. Então, eu acredito que aí em Pernambuco, como no resto do Brasil, vai ter muita gente beneficiada com esse quase um milhão de alunos que entrarão, terão acesso à universidade neste ano de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog