sábado, 30 de agosto de 2014

Governo avalia rede pública de saúde para decidir sobre curso de medicina

Piracicaba é uma das cidades pré-selecionas para oferecer a graduação.
Inspeção começou nesta segunda-feira; trabalho deve acabar na quarta.

Do G1 Piracicaba e Região


Médicos credenciados pelo MEC vistoriam a rede pública de saúde da cidade (Foto: Rodrigo Guidi/Prefeitura)

Três médicos credenciados pelo Ministério da Educação (MEC) vistoriam a estrutura pública de saúde de Piracicaba (SP) até quarta-feira (26) para avaliar se a rede tem condições de suportar a instalação de um curso superior privado de medicina no município. O trabalho dos avaliadores teve início nesta segunda-feira (24).
A visita integra a terceira etapa do processo de seleção das cidades. Ao todo, 49 de 15 estados brasileiros – 17 somente em São Paulo – foram pré-selecionadas pelo MEC em dezembro. O objetivo da inspeção, segundo a Secretaria da Saúde, é conhecer os serviços existentes, como hospitais, unidades de saúde da atenção básica e prontos-socorros.
As três instituições particulares de ensino superior de Piracicaba que demonstraram interesse em oferecer o curso de medicina serão avaliadas pelo MEC em uma próxima fase, ainda sem data para ocorrer.
Os três médicos visitaram na manhã desta segunda-feira, em separado, os prontos-socorros da Vila Cristina, Piracicamirim e Vila Sônia; unidades de saúde nos bairros Cecap, Vila Cristina e Vila Sônia, e os postos do Programa de Saúde da Família (PSF) do Tatuapé 1, Boa Esperança 1 e Cecap.
No período da tarde, a inspeção ocorreu no Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC), na Santa Casa, na Central de Ortopedia e Traumatologia (COT) e no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) no bairro Bela Vista.
Nesta terça-feira (25), os avaliadores vão se reunir com o Conselho Municipal de Saúde pela manhã e com o prefeito Gabriel Ferrato (PSDB) e o secretário municipal da Saúde, Pedro Mello, à tarde.
Na quarta-feira, os profissionais farão o relatório que será encaminhado ao MEC na semana que vem. Os médicos que integram a comissão são docentes de cursos de medicina em universidades federais. Os profissionais que estão em Piracicaba são dos estados de Minas Gerais, Ceará e Pará.
Edital
A seleção das instituições de educação superior para oferta de cursos de graduação em medicina será disciplinada em edital específico a ser publicado pelo MEC após a divulgação do resultado final da pré-seleção de municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog